SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Instruments of evaluation of results in individual psychotherapy with adult patients affected by organic diseases: a systematic reviewPrenatal Psychology: perspectives for psychologist practice in maternal health in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

AKIMOTO JUNIOR, Cláudio Kazuo  and  MORETTO, Maria Lívia Tourinho. Reflexões acerca do potencial iatrogênico das psicoterapias no campo da Saúde Mental. Rev. SBPH [online]. 2016, vol.19, n.1, pp. 76-102. ISSN 1516-0858.

Este trabalho apresenta pesquisa teórica sobre o tema do potencial iatrogênico das psicoterapias no campo da Saúde Mental, propondo uma reflexão sobre o problema que se coloca a partir dos achados. Desde a Grécia Antiga, com Hipócrates, estabeleceu-se como princípio basilar das práticas de cura que, primeiramente, não se deve causar mal ao paciente. Hoje sabe-se que qualquer tratamento com potencial para curar tem também potencial iatrogênico. As pesquisas indicam que tratamentos em saúde mental provocam piora do quadro clínico do paciente em até 10% dos casos. Contudo, neste campo, a pesquisa sobre o tema pouco avançou, enfrentando forte resistência por parte dos profissionais da área, que dão mais ênfase às pesquisas sobre os efeitos terapêuticos de suas práticas, apresentando pouca familiaridade com a questão das iatrogenias. Concluímos que, de acordo com o princípio hipocrático, é fundamental que psicoterapeutas e outros profissionais da área da Saúde, estejam atentos ao potencial iatrogênico de suas práticas, possibilitando, simultaneamente, uma fundamentação mais consistente com relação aos efeitos terapêuticos de seu trabalho. Espera-se que este trabalho sirva de base para ampliar a discussão sobre o potencial iatrogênico dos tratamentos em saúde mental, visando, em última instancia, a redução de danos decorrentes dos mesmos.

Keywords : psicoterapia; iatrogenia; efeitos iatrogênicos; saúde mental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License