SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Pré-Natal Psicológico: perspectivas para atuação do psicólogo em Saúde Materna no BrasilOs projetos de terapia assistida por animais no estado de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

GUIMARAES, Tathiane Barbosa et al. Relevância de fatores psicossociais e da ocorrência de choques do cardioversor-desfibrilador implantável na percepção da doença cardíaca como ameaça: um estudo COMFORT-CDI. Rev. SBPH [online]. 2016, vol.19, n.1, pp. 117-132. ISSN 1516-0858.

Introdução: Ocorrência de choques, ansiedade e personalidade tipo D são conhecidos fatores de risco para possível desajuste psicossocial. Entretanto, não se conhece o papel dessas e outras variáveis na percepção que o paciente tem sobre sua doença cardíaca como ameaça na presença de cardioversordesfibrilador implantável (CDI). Este foi o objetivo do estudo, assim como avaliar a relação temporal de choques do CDI na percepção da doença. Método: Foram avaliados 250 portadores de CDI quanto à percepção de doença, relacionando-a com ansiedade, depressão, distress e personalidade Tipo D, ocorrência de choques nos últimos seis meses e desde o implante. Resultados: Não ocorreram diferenças estatísticas em relação à percepção de ameaça da doença e ocorrência de choques desde o implante, mas sim com choques nos últimos seis meses. Pacientes que apresentam ansiedade, distress, depressão e Tipo D se associaram à maior percepção de ameaça da doença. Conclusões: As percepções dos portadores de CDI, em relação à doença cardíaca, são influenciadas pela presença de ansiedade, distress, depressão e personalidade Tipo D. A ocorrência de choques do CDI é o fator que menos influencia a percepção de ameaça da doença. Isso indica a necessidade de mais atenção aos fatores psicossociais do portador de CDI. tipo D; terapia de choque.

Palavras-chave : cardioversor-desfibrilador implantável; ansiedade; depressão; personalidade tipo D; terapia de choque.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License