SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Relevância de fatores psicossociais e da ocorrência de choques do cardioversor-desfibrilador implantável na percepção da doença cardíaca como ameaça: um estudo COMFORT-CDI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

SANTOS, Amaliani Raquel Oliveira dos  e  SILVA, Cíntia de Jesus. Os projetos de terapia assistida por animais no estado de São Paulo. Rev. SBPH [online]. 2016, vol.19, n.1, pp. 133-146. ISSN 1516-0858.

A Terapia Assistida por Animais (TAA) é uma intervenção planejada e dirigida por profissionais que se utilizam de animais como co-terapeutas, os quais são parte integrante do tratamento. O objetivo da presente pesquisa, parte de uma iniciação científica, foi identificar os projetos de TAA existentes no estado de São Paulo e caracterizá-los em relação ao público alvo atendido, aos coterapeutas utilizados e às propostas apresentadas. Para a coleta de dados consideramos os projetos de TAA desenvolvidos no estado de São Paulo e divulgados em sites eletrônicos, canais de televisão, revistas e jornais impressos. Foram identificados 29 projetos, os quais a maioria atende pessoas de todas faixas etárias, apresentando ou não necessidades especiais; utilizam-se com freqüência do cachorro da raça Golden Retriever como coterapeuta; e as atividades estão habitualmente voltadas ao desenvolvimento biopsicosocial. Por meio desta pesquisa observamos a necessidade e a importância da terapia assistida por animais ser mais dinamizada para que os seus benefícios alcancem e auxiliem os pacientes que sofrem em decorrência de sua condição física e/ou psíquica.

Palavras-chave : terapia assistida por animais; São Paulo; projetos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License