SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2A experiência da revelação diagnóstica de HIV: o discurso dos profissionais de saúde e a escuta do psicanalista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

COSTA, Juliana Monteiro et al. Repercussões biopsicossociais do diagnóstico de câncer colorretal para pacientes oncológicos. Rev. SBPH [online]. 2016, vol.19, n.2, pp. 5-23. ISSN 1516-0858.

Objetivo: Compreender as repercussões do diagnóstico e tratamento de câncer colorretal na vida dos pacientes oncológicos. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com sete pacientes que estavam em tratamento quimioterápico endovenoso no Setor de Oncologia Adulto de um hospital filantrópico na cidade de Recife-PE. Para a coleta de dados foi utilizada uma entrevista individual semiestruturada composta de questões abertas e, posteriormente, submetida à Técnica de Análise de Conteúdo. Resultados e Discussão: O diagnóstico foi vivenciado pelos pacientes como algo sofrido e doloroso, predominando entre eles sentimentos de ansiedade, dúvida, tristeza, medo e aproximação da morte. Verificou-se, também, que a forma como o diagnóstico foi transmitido pelo médico teve influência na compreensão e tratamento da doença. Ademais, espiritualidade, o suporte da família e de amigos estiveram presentes como estratégias de enfrentamento frente ao processo de adoecimento. Conclusão: A vivência do câncer traz repercussões biopsicossociais na vida do paciente oncológico, sendo fundamental fortalecer a comunicação entre paciente, família e equipe de saúde, visando oferecer maior autonomia, participação ativa e singularidade do paciente e de todo o sistema envolvido nesse processo.

Palavras-chave : câncer colorretal; diagnóstico; repercussão biopsicossocial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License