SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Repercussões biopsicossociais do diagnóstico de câncer colorretal para pacientes oncológicosFrequência de sintomas psicóticos em pacientes com indicação de transplante hepático em Recife: estudo transversal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

CASTELLANI, Mayra Moreira Xavier  e  MORETTO, Maria Lívia Tourinho. A experiência da revelação diagnóstica de HIV: o discurso dos profissionais de saúde e a escuta do psicanalista. Rev. SBPH [online]. 2016, vol.19, n.2, pp. 24-43. ISSN 1516-0858.

Com os novos avanços nos cuidados aos portadores de HIV/aids houve uma grande melhoria no prognóstico e na qualidade de vida das crianças infectadas por transmissão vertical, que chegam na adolescência e na idade adulta. Novos desafios são então vivenciados, como a revelação do diagnóstico para a parceria afetiva. O presente artigo apresenta os dilemas desta experiência da revelação do diagnóstico, em pacientes jovens adultos com HIV adquirido por transmissão vertical, a partir de reflexões sustentadas pela teoria psicanalítica. Partimos do pressuposto de que existe uma escuta diferenciada do psicanalista nesse contexto e demonstraremos possíveis colaborações da Psicanálise junto às equipes de saúde especializadas no tratamento desses jovens, levando em conta o manejo delicado entre o tempo de cada sujeito e a necessidade da revelação do diagnóstico.

Palavras-chave : HIV/aids; revelação do diagnóstico; transmissão vertical; escuta psicanalítica; psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License