SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2A experiência da revelação diagnóstica de HIV: o discurso dos profissionais de saúde e a escuta do psicanalistaAdesão ao tratamento em crianças com diabetes Tipo 1: insulinoterapia e apoio familiar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

SANTOS, Carlos Eduardo Souza dos et al. Frequência de sintomas psicóticos em pacientes com indicação de transplante hepático em Recife: estudo transversal. Rev. SBPH [online]. 2016, vol.19, n.2, pp. 44-61. ISSN 1516-0858.

Objetivo: Descrever o perfil sociodemográfico e avaliar a frequência de sintomas psicóticos em indivíduos na fila de espera para transplante hepático em hospital escola de Recife. Métodos: Estudo descritivo transversal. Foi utilizado um questionário sociodemográfico, e a Escala para Avaliação de Sintomas Positivos (SAPS). Medidas de frequência obtidas foram trabalhadas no Epi-Info 3.5.4. Resultados: Total de 45 pacientes. O perfil predominante encontrado foi: sexta década de vida, sexo masculino, pardo, casado, procedente de Recife, católico, ensino fundamental incompleto. Não houve referência a sintomas psicóticos antes da doença hepática. Após, 2,2% apresentaram tais sintomas. Nos antecedentes psiquiátricos, história familiar positiva para doença mental (31,1%) e histórico pessoal de uso de psicofármacos (26,7%), foram achados proeminentes. Os escores da SAPS não obtiveram resultados notórios. Itens relevantes foram: Alucinação auditiva (4,4% leve), Alucinações somáticas (2,2% acentuada), Comportamento agressivo/agitado (2,2% leve) e Comportamento repetitivo/estereotipado (4,4% leve). Conclusão: estudo corrobora com a literatura quanto ao perfil sociodemográfico e prevalência infrequente de sintomas psicóticos no cenário pré-transplante. A vulnerabilidade mental de indivíduos debilitados pela doença e pelo tempo em fila de espera, justificam uma aprofundada compreensão, auxiliando na promoção de atenção integral e intervenções precoces.

Palavras-chave : epidemiologia; transplante hepático; transtornos psicóticos; saúde mental; psiquiatria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License