SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Frequência de sintomas psicóticos em pacientes com indicação de transplante hepático em Recife: estudo transversalPsicologia Hospitalar: avaliação e intervenção comportamental em um caso com diagnóstico de Febre Reumática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

SEIXAS, Aline Maués Ferreira de Figueiredo; MOREIRA, Alana dos Anjos  e  FERREIRA, Eleonora Arnaud Pereira. Adesão ao tratamento em crianças com diabetes Tipo 1: insulinoterapia e apoio familiar. Rev. SBPH [online]. 2016, vol.19, n.2, pp. 62-80. ISSN 1516-0858.

Este estudo objetivou caracterizar crianças com diabetes Tipo 1 (DM1), atendidas em um hospital universitário, quanto à adesão à insulinoterapia e quanto ao apoio familiar ao tratamento. Utilizou-se como instrumentos: Jogo de Adesão ao Tratamento; Roteiro de Entrevista sobre Insulina; Inventário de apoio familiar ao tratamento; e Protocolo para análise do prontuário. Participaram 10 crianças entre 9 e 12 anos de idade, entrevistadas em sala de espera. A maioria era do sexo feminino (n=9), utilizava apenas caneta injetora de insulina (n=6), realizava autoaplicação de insulina sem supervisão de cuidadores (n=8), aprendeu a se aplicar com os pais (n=8) e relatou receber apoio familiar ao tratamento, principalmente apoio emocional e à dieta. Observou-se que a maioria (n=6) apresentava controle glicêmico insatisfatório (HbA1C >8%). Os resultados deste estudo podem contribuir para o planejamento de programas de educação do paciente, suas famílias e equipe de saúde para lidar com o DM1.

Palavras-chave : diabetes mellitus Tipo 1; doença crônica; criança; insulina; família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License