SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Psicologia Hospitalar: avaliação e intervenção comportamental em um caso com diagnóstico de Febre ReumáticaA perspectiva de residentes sobre a morte e seu reflexo na relação com os pacientes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

ARAUJO, Raphael A. S.; SILVA, Flávio Aragão da; FARO, André  e  SOBRAL, Ana Luíza Oliveira. Uso de atividades lúdicas no processo de humanização em ambiente hospitalar pediátrico: intervenção Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET/Saúde REDES - Urgência e Emergência). Rev. SBPH [online]. 2016, vol.19, n.2, pp. 98-106. ISSN 1516-0858.

Este artigo tem por objetivo discorrer sobre as atividades lúdicas realizadas por alunos monitores do "PET/Saúde REDES - Urgência e Emergência" em uma enfermaria pediátrica de um hospital de urgência. Diante da inexistência de uma brinquedoteca e da escassez de atividades lúdicas, foram propostas atividades de leitura e pintura às crianças internadas neste local. Durante as intervenções, a necessidade da existência permanente dessas atividades ficou bastante evidente, bem como de um local exclusivo para o trabalho do lúdico. Com a evolução das abordagens, as crianças se apresentaram mais eufóricas, comunicativas e participativas, enquanto os alunos monitores também puderam desenvolver suas habilidades comunicativas e de formação de vínculo. Todo o processo, além de beneficiar as crianças e os alunos, fez com que o serviço de saúde do local se tornasse mais humanizado.

Palavras-chave : criança hospitalizada; recreação; humanização da assistência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License