SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2The perspective of residents about the death and its reflection in their relation with the patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

MORAIS, Jamile Luz  and  SOUZA, Airle Miranda. Significados atribuídos pelo residente recém-ingresso na Residência Multiprofissional em Saúde. Rev. SBPH [online]. 2016, vol.19, n.2, pp. 129-144. ISSN 1516-0858.

Objetiva-se compreender os significados atribuídos por residentes recém ingressos na Residência Multiprofissional, identificando os ganhos e perdas advindos desta inserção, considerando que a entrada em um Programa desta ordem configura-se como um evento significativo, suscitando novas experiências. Participaram deste estudo oito residentes multiprofissionais, de ambos os sexos, matriculados no Programa, independente de sua formação acadêmica e área de atuação (Oncologia e Saúde do idoso) e que ingressaram no programa no ano 2011. Como instrumento, elegeu-se um roteiro de entrevista semi-estruturado, constituído de duas partes: a primeira, contendo os dados sócio-demográficos; a segunda, abordando os sentimentos e percepções acerca de suas inserções no Programa. Os dados foram tratados através da freqüência de respostas, seguida da análise de conteúdo. Conclui-se que o significado da Residência centra-se na possibilidade de qualificação profissional e pessoal, pois o ganho da experiência técnica, institucional e relacional foi um tripé que influenciou na escolha deste caminho depois da graduação.

Keywords : residentes; significados; saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License