SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2A perspectiva de residentes sobre a morte e seu reflexo na relação com os pacientes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

MORAIS, Jamile Luz  e  SOUZA, Airle Miranda. Significados atribuídos pelo residente recém-ingresso na Residência Multiprofissional em Saúde. Rev. SBPH [online]. 2016, vol.19, n.2, pp. 129-144. ISSN 1516-0858.

Objetiva-se compreender os significados atribuídos por residentes recém ingressos na Residência Multiprofissional, identificando os ganhos e perdas advindos desta inserção, considerando que a entrada em um Programa desta ordem configura-se como um evento significativo, suscitando novas experiências. Participaram deste estudo oito residentes multiprofissionais, de ambos os sexos, matriculados no Programa, independente de sua formação acadêmica e área de atuação (Oncologia e Saúde do idoso) e que ingressaram no programa no ano 2011. Como instrumento, elegeu-se um roteiro de entrevista semi-estruturado, constituído de duas partes: a primeira, contendo os dados sócio-demográficos; a segunda, abordando os sentimentos e percepções acerca de suas inserções no Programa. Os dados foram tratados através da freqüência de respostas, seguida da análise de conteúdo. Conclui-se que o significado da Residência centra-se na possibilidade de qualificação profissional e pessoal, pois o ganho da experiência técnica, institucional e relacional foi um tripé que influenciou na escolha deste caminho depois da graduação.

Palavras-chave : residentes; significados; saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License