SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Reflexões sobre a visita da criança durante a hospitalização de um ente querido na UTI adultoEstratégias de enfrentamento e a ansiedade dos pais de crianças com câncer - uma revisão integrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

SOSSELA, Cláudia Roberta  e  SAGER, Fábio. A criança e o brinquedo no contexto hospitalar. Rev. SBPH [online]. 2017, vol.20, n.1, pp. 17-31. ISSN 1516-0858.

O brincar é um direito essencial para a saúde física e emocional da criança. No enfrentamento da hospitalização, o brinquedo se apresenta como um recurso para minimizar seus efeitos. Esse estudo tem por objetivo identificar os benefícios do brincar para a criança hospitalizada e avaliar as consequências da utilização de diferentes brinquedos nas suas interações. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, exploratória e qualitativa nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e Google Acadêmico sobre o tema, privilegiando 26 publicações no período de 1998 a 2012. As informações coletadas foram sistematizadas por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados encontrados, em diferentes números de amostras, apontaram para a aceitação dos procedimentos necessários à reabilitação da criança. Conclui-se que o brinquedo pode proporcionar a continuidade do desenvolvimento, além de se mostrar como um valioso recurso de ressignificação da dor e do sofrimento vivenciado pelas crianças hospitalizadas.

Palavras-chave : brincar; criança hospitalizada; reabilitação; desenvolvimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License