SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Child and toy in hospital contextChildhood cancer: an integrative review of psychology strategies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

SCHARDONG, Felipe; CARDOSO, Nicolas de Oliveira  and  MAZONI, Claudia Galvão. Estratégias de enfrentamento e a ansiedade dos pais de crianças com câncer - uma revisão integrativa. Rev. SBPH [online]. 2017, vol.20, n.1, pp. 32-54. ISSN 1516-0858.

Esta pesquisa objetivou analisar as estratégias de enfrentamento e o nível de ansiedade de pais de crianças com câncer. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura com busca de artigos nas bases de dados BVS, Pubmed e PsycINFO. Os descritores utilizados foram coping, anxiety, parents e cancer. Os critérios de inclusão foram pesquisas empíricas, nos idiomas inglês, espanhol e português, que respondessem o problema de pesquisa. Foram identificados dez artigos sobre a temática, somente no idioma inglês. Os resultados apontam que os pais de crianças com câncer têm mais dificuldades para utilizar estratégias de enfrentamento e lidar com a ansiedade, quando comparados com os pais de crianças com outras doenças. Concluiu-se que a sobrecarrega psíquica, em muitos dos pais, refletiu no aumento da ansiedade e na escolha da utilização das estratégias de enfrentamento. A produção científica é escassa sobre o tema, indicando a necessidade de investigações, principalmente em cenário nacional.

Keywords : estratégias de enfrentamento; ansiedade; pais; crianças; câncer.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License