SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Estratégias de enfrentamento e a ansiedade dos pais de crianças com câncer - uma revisão integrativaRevivendo perdas: um estudo com pacientes hospitalizados em uma unidade de internação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

ALVES, Stephanie Witzel Esteves  e  UCHOA-FIGUEIREDO, Lúcia da Rocha. Estratégias de atuação da psicologia diante do câncer infantil: uma revisão integrativa. Rev. SBPH [online]. 2017, vol.20, n.1, pp. 55-74. ISSN 1516-0858.

O câncer infantil é um diagnóstico temido pelas famílias. Carrega consigo uma série de mudanças e fantasias, tais como o medo da morte, a hospitalização e a quebra da dinâmica familiar. O objetivo do estudo foi conhecer a produção científica da psicologia com o intuito de articulá-la com a visão da atuação no projeto de extensão universitária em que as autoras participam. A coleta de dados foi realizada pelo portal Períodos Eletrônicos em Psicologia,com múltiplos termos e combinações. Após o levantamento de 22 artigos publicados nos últimos dez anos (2004-2014), foram criadas quatro categorias temáticas e subtemáticas. As intervenções buscam, de modo geral, produzir espaços criativos, capacitando a elaboração e compartilhando vivências acerca do câncer infantil. Além disso, foi evidenciada a importância da equipe multidisciplinar para que haja um espaço de humanização e compreensão do paciente como um ser biopsicossocial.

Palavras-chave : corpo psico-oncologia pediátrica; ambiente hospitalar; humanização da assistência; formação dos profissionais de saúde; revisão de literatura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License