SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Estratégias de atuação da psicologia diante do câncer infantil: uma revisão integrativaPânico e desamparo em pacientes com cardioversor desfibrilador implantável índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

FLORISBAL, Gabriela Santos  e  DONELLI, Tagma Marina Schneider. Revivendo perdas: um estudo com pacientes hospitalizados em uma unidade de internação. Rev. SBPH [online]. 2017, vol.20, n.1, pp. 75-98. ISSN 1516-0858.

O presente estudo teve como objetivo compreender a vivência hospitalar de pacientes internados em um hospital geral da região de Porto Alegre/RS, e que já houvessem vivenciado uma perda afetiva devido à morte de um parente. Foram entrevistados cinco pacientes que estavam hospitalizados na unidade de internação, no ano de 2015. Realizou-se uma entrevista semiestruturada, sendo os conteúdos gravados, transcritos e analisados de forma qualitativa pelo método de análise de conteúdo. Foram estabelecidas quatro categorias: (1) história da perda familiar, (2) histórico de saúde, (3) experiência da hospitalização e (4) revivência da perda. Os resultados revelaram que o processo de hospitalização é um fator desencadeante para a revivência de perdas afetivas, independente do tempo transcorrido desde a perda. Além disso, o trabalho de escuta do psicólogo hospitalar precisa transcender o processo de hospitalização, pois os dados observados indicam que o paciente pode manifestar através do corpo adoecido o sofrimento diante da perda.

Palavras-chave : processo de luto; hospitalização; revivência de perdas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License