SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Reliving losses: a study with hospitalized patients at a hospital unitNeeds and stressors experienced of family members of patients with multiple trauma in Intensive Care Unit author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

RONICK, Patrick Vieira  and  CAMPOS, Elisa Maria Parahyba. Pânico e desamparo em pacientes com cardioversor desfibrilador implantável. Rev. SBPH [online]. 2017, vol.20, n.1, pp. 99-121. ISSN 1516-0858.

A cardiologia moderna apresenta soluções tecnológicas para os problemas encontrados em sua prática que podem, por sua vez, gerar consequências de outra ordem, vividas pelo sujeito adoecido como algo possivelmente traumático. Fazendo uso de três vinhetas clínicas de pacientes com o implante cirúrgico de Cardioversor Desfibrilador Implantável que apresentam vivências de pânico e desamparo, propõe-se um diálogo entre os saberes da medicina e da psicossomática psicanalítica, teorizando com isto a importância de um espaço de escuta psicológica aos pacientes concomitante ao tratamento médico em si. No presente artigo, pretende-se demonstrar, a partir das vinhetas apresentadas, que o pânico descrito por estes pacientes pode ser decorrência de dificuldades na capacidade de simbolizar o que o dispositivo e os choques vivenciados representam. Concluímos que neste ponto a psicanálise traz à cena hospitalar novas possibilidades de compreensão e assistência.

Keywords : psicologia hospitalar; desorganização psicossomática; pânico; cardiologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License