SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Revivendo perdas: um estudo com pacientes hospitalizados em uma unidade de internaçãoNecessidades e estressores vivenciados por familiares de pacientes politraumatizados internados em Unidade de Terapia Intensiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

RONICK, Patrick Vieira  e  CAMPOS, Elisa Maria Parahyba. Pânico e desamparo em pacientes com cardioversor desfibrilador implantável. Rev. SBPH [online]. 2017, vol.20, n.1, pp. 99-121. ISSN 1516-0858.

A cardiologia moderna apresenta soluções tecnológicas para os problemas encontrados em sua prática que podem, por sua vez, gerar consequências de outra ordem, vividas pelo sujeito adoecido como algo possivelmente traumático. Fazendo uso de três vinhetas clínicas de pacientes com o implante cirúrgico de Cardioversor Desfibrilador Implantável que apresentam vivências de pânico e desamparo, propõe-se um diálogo entre os saberes da medicina e da psicossomática psicanalítica, teorizando com isto a importância de um espaço de escuta psicológica aos pacientes concomitante ao tratamento médico em si. No presente artigo, pretende-se demonstrar, a partir das vinhetas apresentadas, que o pânico descrito por estes pacientes pode ser decorrência de dificuldades na capacidade de simbolizar o que o dispositivo e os choques vivenciados representam. Concluímos que neste ponto a psicanálise traz à cena hospitalar novas possibilidades de compreensão e assistência.

Palavras-chave : psicologia hospitalar; desorganização psicossomática; pânico; cardiologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License