SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Panic and abandonment in patients with implantable cardioverter defibrillatorThe maternal representations about a premature baby author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

MOERSCHBERGER, Mayara Schirmer  and  ZIMATH, Sofia Cieslak. Necessidades e estressores vivenciados por familiares de pacientes politraumatizados internados em Unidade de Terapia Intensiva. Rev. SBPH [online]. 2017, vol.20, n.1, pp. 122-142. ISSN 1516-0858.

Trata-se de estudo transversal descritivo com abordagem quantitativa. O objetivo geral deste estudo foi verificar as necessidades e estressores vivenciados por familiares de pacientes adultos politraumatizados internados em uma unidade de terapia intensiva de um hospital público. Participaram 23 familiares, com idade média de 39,9 anos ±13,6. Foram utilizados o Inventário de Necessidades e Estressores de Familiares em Terapia Intensiva (INEFTI) e ficha de dados sociodemográficos. Os resultados demonstram que os familiares em sua maioria estão satisfeitos com o atendimento prestado nesta UTI. As necessidades relatadas com maior importância incidiram nas categorias segurança/proximidade, e as que apresentaram maior índice de satisfação foram representadas por segurança, suporte, e proximidade respectivamente.

Keywords : necessidades e estressores; unidade de terapia intensiva; humanização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License