SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Pânico e desamparo em pacientes com cardioversor desfibrilador implantávelRepresentações maternas acerca do nascimento prematuro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

MOERSCHBERGER, Mayara Schirmer  e  ZIMATH, Sofia Cieslak. Necessidades e estressores vivenciados por familiares de pacientes politraumatizados internados em Unidade de Terapia Intensiva. Rev. SBPH [online]. 2017, vol.20, n.1, pp. 122-142. ISSN 1516-0858.

Trata-se de estudo transversal descritivo com abordagem quantitativa. O objetivo geral deste estudo foi verificar as necessidades e estressores vivenciados por familiares de pacientes adultos politraumatizados internados em uma unidade de terapia intensiva de um hospital público. Participaram 23 familiares, com idade média de 39,9 anos ±13,6. Foram utilizados o Inventário de Necessidades e Estressores de Familiares em Terapia Intensiva (INEFTI) e ficha de dados sociodemográficos. Os resultados demonstram que os familiares em sua maioria estão satisfeitos com o atendimento prestado nesta UTI. As necessidades relatadas com maior importância incidiram nas categorias segurança/proximidade, e as que apresentaram maior índice de satisfação foram representadas por segurança, suporte, e proximidade respectivamente.

Palavras-chave : necessidades e estressores; unidade de terapia intensiva; humanização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License