SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Needs and stressors experienced of family members of patients with multiple trauma in Intensive Care UnitSpirituality as a coping strategy for families of adult patients in palliative care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

MARCIANO, Rafaela Paula. Representações maternas acerca do nascimento prematuro. Rev. SBPH [online]. 2017, vol.20, n.1, pp. 143-164. ISSN 1516-0858.

O nascimento marcado pela urgência ocorre concomitantemente com o risco de morte, doença e/ou deficiência, podendo desdobrar-se em uma incerteza insuportável. O nascimento de risco marca apenas o início de um longo procedimento médico-tecnológico que vai manter em suspenso a definição de vida e de morte para aquele bebê. Esse evento potencialmente traumático pode trazer prejuízos para a maternidade, afetando a relação mãe-bebê e o processo de constituição psíquica da criança. O objetivo dessa pesquisa foi investigar as representações maternas acerca do nascimento prematuro, por meio de um estudo qualitativo, fundamentado na Psicanálise. Foram realizadas 15 entrevistas semi-estruturadas com as mães de bebês prematuros durante a internação do filho na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e mostraram que o nascimento prematuro é uma desconstrução da imagem do bebê imaginário da gravidez e afeta a sustentação da função materna. Os resultados mostraram a necessidade de um espaço de escuta para os pais para auxiliá-los na elaboração do luto do bebê imaginário, resgatando a competência da função materna e a sustentação de um lugar simbólico para o bebê advir como sujeito.

Keywords : prematuridade; representações maternas; vínculo mãe-bebê.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License