SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Necessidades e estressores vivenciados por familiares de pacientes politraumatizados internados em Unidade de Terapia IntensivaA espiritualidade como estratégia de enfrentamento para familiares de pacientes adultos em cuidados paliativos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

MARCIANO, Rafaela Paula. Representações maternas acerca do nascimento prematuro. Rev. SBPH [online]. 2017, vol.20, n.1, pp. 143-164. ISSN 1516-0858.

O nascimento marcado pela urgência ocorre concomitantemente com o risco de morte, doença e/ou deficiência, podendo desdobrar-se em uma incerteza insuportável. O nascimento de risco marca apenas o início de um longo procedimento médico-tecnológico que vai manter em suspenso a definição de vida e de morte para aquele bebê. Esse evento potencialmente traumático pode trazer prejuízos para a maternidade, afetando a relação mãe-bebê e o processo de constituição psíquica da criança. O objetivo dessa pesquisa foi investigar as representações maternas acerca do nascimento prematuro, por meio de um estudo qualitativo, fundamentado na Psicanálise. Foram realizadas 15 entrevistas semi-estruturadas com as mães de bebês prematuros durante a internação do filho na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e mostraram que o nascimento prematuro é uma desconstrução da imagem do bebê imaginário da gravidez e afeta a sustentação da função materna. Os resultados mostraram a necessidade de um espaço de escuta para os pais para auxiliá-los na elaboração do luto do bebê imaginário, resgatando a competência da função materna e a sustentação de um lugar simbólico para o bebê advir como sujeito.

Palavras-chave : prematuridade; representações maternas; vínculo mãe-bebê.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License