SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Representações maternas acerca do nascimento prematuroPacientes em cuidados paliativos sob a luz das Defesas Maníacas: relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

BARBOSA, Roberta Maria de Melo; FERREIRA, Juliana Laís Pinto; MELO, Mônica Cristina Batista de  e  COSTA, Juliana Monteiro. A espiritualidade como estratégia de enfrentamento para familiares de pacientes adultos em cuidados paliativos. Rev. SBPH [online]. 2017, vol.20, n.1, pp. 165-182. ISSN 1516-0858.

A espiritualidade pode ser um suporte importante para o enfrentamento do luto dos familiares diante do processo de adoecimento dos pacientes em Cuidados Paliativos, aliviando o sofrimento e promovendo qualidade de vida. A pesquisa objetivou compreender como os familiares de pacientes adultos em Cuidados Paliativos expressam suas experiências de suporte espiritual. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), cuja coleta de dados foi feita entre os meses de janeiro a março de 2016. Os familiares foram entrevistados e utilizou-se a Técnica de Análise de Conteúdo Temática para analisar os resultados. Participaram dez familiares, com idades entre 26 e 62 anos, todos cristãos. Foi identificado que a espiritualidade atua como forma de enfrentar o adoecimento, contribui para que os familiares dos pacientes deem sentido para o sofrimento causado pelas doenças terminais, ajuda pacientes e familiares a encontrar significados para suas experiências e ainda se coloca como um desafio para os profissionais de saúde.

Palavras-chave : cuidados paliativos; suporte espiritual; espiritualidade; família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License