SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1A espiritualidade como estratégia de enfrentamento para familiares de pacientes adultos em cuidados paliativosPsicodiagnóstico na Unidade de Internação Psiquiátrica de um Hospital Universitário: descrição da demanda de 2015 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

RIBEIRO, Franciele Amador Malta  e  GERCHMAN, Felipe Canterji. Pacientes em cuidados paliativos sob a luz das Defesas Maníacas: relato de experiência. Rev. SBPH [online]. 2017, vol.20, n.1, pp. 183-194. ISSN 1516-0858.

De acordo com a definição pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Cuidados Paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida. A fim de compreender o funcionamento psíquico destes pacientes, este trabalho objetiva descrever aspectos da experiência do Serviço de Psicologia do Hospital Santa Clara, parte da rede hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, relacionada ao atendimento de pacientes terminais acompanhados pela equipe de cuidados paliativos, com ênfase na compreensão de defesas maníacas propostas por Melanie Klein. Identifica-se o uso destas defesas em parte dos pacientes como uma ferramenta favorável no manejo psicológico. Este entendimento também corrobora com a ideia de que o paciente é terminal, porém ainda com possibilidades terapêuticas.

Palavras-chave : cuidados paliativos; mecanismos de defesa; psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License