SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Pacientes em cuidados paliativos sob a luz das Defesas Maníacas: relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

CASTAN, Juliana Unis  e  BRENTANO, Vivian. Psicodiagnóstico na Unidade de Internação Psiquiátrica de um Hospital Universitário: descrição da demanda de 2015. Rev. SBPH [online]. 2017, vol.20, n.1, pp. 195-208. ISSN 1516-0858.

Introdução: Caracterizado pelo uso de testes e técnicas psicológicas, o psicodiagnóstico auxilia na formulação de hipóteses diagnósticas e inferências confiáveis, além de ser um valioso instrumento no planejamento terapêutico. Objetivo: avaliar a demanda de psicodiagnóstico em uma unidade de internação psiquiátrica de um hospital universitário. Método: levantamento dos psicodiagnósticos realizados pelo Serviço de Psicologia na unidade de internação da Psiquiatria Adulto no ano de 2015. Resultados: foram recebidas 99 solicitações de consultoria com vistas à realização do psicodiagnóstico, sendo que 85% foram concluídas com êxito. Os resultados trazem dados referentes à média do tempo entre a solicitação do exame e sua liberação no sistema, tipo de convênio, faixa etária, escolaridade e diagnóstico na alta. Conclusões: Ressalta-se a importância do psicodiagnóstico como uma ferramenta que possibilita um conhecimento relativamente rápido e aprofundado do paciente, aspecto essencial em uma internação psiquiátrica.

Palavras-chave : psicodiagnóstico; avaliação psicológica; hospitalização psiquiátrica; distúrbios mentais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License