SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Doenças cardiovasculares: fatores de risco e cognição índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

MARINHO, Fernanda Magalhães Santos; LOPES, Heno Ferreira  e  TORRES, Andrea. Efeito de uma intervenção multidisciplinar educacional em grupo no estresse de pacientes hipertensos. Rev. SBPH [online]. 2017, vol.20, n.2, pp. 4-24. ISSN 1516-0858.

Introdução: Uma das principais causas de morbimortalidade mundial são as doenças cardiovasculares (DCV), sendo que esta é a principal causa de morte no Brasil. Dentre os fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento das DCV, pode-se destacar o estresse e faz-se relevante apontar que as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão ressaltam a importância de seu controle. Objetivo: Avaliar o impacto de uma intervenção educacional multidisciplinar em grupo no nível de estresse individual apresentado por pacientes hipertensos. Materiais e método: Participaram deste estudo 20 pacientes. Os mesmos foram submetidos a uma intervenção educacional multiprofissional em grupo e o estresse dos participantes foi avaliado individualmente com a Escala de Avaliação de Reajustamento Social de Holmes e Rahe, antes e após a intervenção. Foi realizado o cálculo das diferenças relativas para avaliar o quanto se alterou percentualmente o escore de estresse dos pacientes após a participação no grupo. Resultado: Foi observado um aumento do escore de estresse dentre os participantes após a intervenção. Conclusão: Houve aumento da percepção de estresse dos pacientes após a participação no grupo, porém este pode estar relacionado a um movimento psíquico benéfico, como um aspecto mobilizador e necessário para a mudança de comportamento e adesão ao tratamento proposto.

Palavras-chave : hipertensão; educação de pacientes; estresse psicológico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License