SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Efeito de uma intervenção multidisciplinar educacional em grupo no estresse de pacientes hipertensosA comunicação em pacientes oncológicos submetidos à laringectomia total índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

AZEVEDO, Bruna Rafaela Magalhães de; PINHEIRO, Débora Nemer  e  JOAQUIM, Maria Joana Mader. Doenças cardiovasculares: fatores de risco e cognição. Rev. SBPH [online]. 2017, vol.20, n.2, pp. 25-44. ISSN 1516-0858.

Doenças cardiovasculares ou seus fatores de risco podem predispor a doenças cerebrovasculares e, consequentemente, declínio cognitivo, por compartilharem a mesma fisiopatologia. O presente estudo objetivou identificar, descrever e analisar artigos científicos que relacionam doenças cardiovasculares e seus fatores de risco com o funcionamento cognitivo. Para tanto, 16 artigos foram escolhidos por relevância de conteúdo e discutidos a partir da análise de conteúdo temático, na qual três categorias foram criadas: doença cardiovascular e cognição, risco cardiovascular e cognição, e por fim, saúde cardiovascular e cognição. Os artigos demonstraram que há comprometimento cognitivo em decorrência tanto de doenças cardiovasculares como de fatores de risco cardiovasculares, ao passo que índices de saúde cardiovascular contribuíram para melhor desempenho cognitivo.

Palavras-chave : cognição; cardiopatia; fatores de risco; neuropsicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License