SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Doenças cardiovasculares: fatores de risco e cogniçãoUtilização de instrumentos de avaliação psicológica no contexto hospitalar: uma análise da produção brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

CABRAL, Gabrielle Karine Albuquerque et al. A comunicação em pacientes oncológicos submetidos à laringectomia total. Rev. SBPH [online]. 2017, vol.20, n.2, pp. 45-65. ISSN 1516-0858.

Este estudo teve como objetivo analisar as possibilidades de comunicação utilizadas por pacientes oncológicos submetidos à laringectomia total. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e descritivo. Foi realizado no ambulatório do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço de um Centro de Alta Complexidade em Oncologia, localizado no estado do Ceará. A amostra foi composta por 12 participantes, atendendo ao critério de saturação. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas após a realização do procedimento cirúrgico. Para a análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo e chegou-se a duas categorias de análise: do diagnóstico ao tratamento: expectativas e sentimentos; e processo de comunicação. As principais estratégias de comunicação praticadas pelos participantes foram a mímica labial, o uso de gestos e a escrita. Cada técnica apresenta vantagens e desvantagens, de maneira que nenhuma por si só é capaz de suprir todas as necessidades de comunicação dos pacientes. Destaca-se a baixa escolaridade dos participantes como complicador para o processo de comunicação, a importância do uso de técnicas educativas em saúde para facilitar a orientação aos pacientes no pré-cirúrgico e o acompanhamento multiprofissional destes ao longo do processo de cuidado.

Palavras-chave : Câncer de Laringe; Laringectomia Total; Comunicação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License