SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2A comunicação em pacientes oncológicos submetidos à laringectomia totalReflexões acerca da ética e da qualidade dos registros psicológicos em prontuário eletrônico multiprofissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

GUIMARAES NETO, Armante Campos  e  PORTO, Joana D'arc Silvério. Utilização de instrumentos de avaliação psicológica no contexto hospitalar: uma análise da produção brasileira. Rev. SBPH [online]. 2017, vol.20, n.2, pp. 66-88. ISSN 1516-0858.

A psicologia hospitalar tem ganhado destaque dentre as especialidades no campo das ciências da saúde. Dentre as várias possibilidades de atuação, encontra-se a avaliação psicológica. Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão da literatura acerca dos trabalhos desenvolvidos no Brasil sobre procedimentos e técnicas de avaliação psicológica no cenário hospitalar. Realizou-se busca de artigos brasileiros publicados entre o período de 2006 a 2015 na BVS e PubMed, com seguintes descritores presentes no vocabulário DeCS: "Estudos de Avaliação", "Psicologia" e "Hospital" em português e inglês. Foram encontrados inicialmente 100 artigos, 73 procedentes da base de dados BVS e 27 da PubMed, porém, somente 20 enquadraram-se na seleção deste estudo. Os resultados apontaram 90% dos artigos encontrados se referem a pesquisas empíricas (N=18) e 10% a estudos teóricos (N=2), sendo que 80% dos estudos empíricos realizaram investigações com população adulta (N=16). Quanto aos instrumentos utilizados, as entrevistas chamam atenção (40%, N=8) e três do total de instrumentos utilizados possuem status favorável pelo SATEPSI. Este trabalho demonstra o amplo cenário a ser explorado pelo psicólogo hospitalar e ressalta a importância de reforçar a identidade profissional neste campo, destacando a necessidade de investir em novos estudos nesta temática.

Palavras-chave : estudos de avaliação; psicologia; hospital; avaliação psicológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License