SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2As reações psicológicas dos pais frente à hospitalização do bebê prematuro na UTI neonatalCaracterização e perfil epidemiológico de um serviço de psiquiatria infantil no Recife índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

ROSA, Raíssa Ramos  e  GIL, Maria Estelita. Suporte psicológico aos pais na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal: encontros possíveis e necessários. Rev. SBPH [online]. 2017, vol.20, n.2, pp. 123-135. ISSN 1516-0858.

A internação de um filho na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN) é acompanhada por diversos sentimentos, tais como de frustração, incompetência e culpa, além de temores frente ao desconhecido e incertezas quanto à recuperação do neonato. A UTIN caracteriza-se por ser um ambiente altamente tecnológico, sendo priorizados os cuidados com a saúde física do recém-nascido. Assim, este artigo foi desenvolvido a partir da experiência acadêmica e profissional de prática psicológica em UTI Neonatal de um hospital universitário de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, referência em atendimentos a recém-nascidos. Serão abordados fragmentos de atendimentos individuais e grupais compreendidos através do referencial psicanalítico. As intervenções propostas destacam o suporte psicológico aos pais através do holding, ou seja, da sustentação das necessidades emocionais dos mesmos. Por fim, destaca-se a importância da escuta empática do psicólogo frente às singularidades de cada paciente.

Palavras-chave : recém-nascidos; neonatologia; psicologia; intervenção psicológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License