SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Psychological support for parents in the Neonatal Intensive Care Unit: possible and necessary encountersPsychology and interdisciplinary work on Primary Care: an experience report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

PACHECO, Milena Vieira Gouveia de Moraes et al. Caracterização e perfil epidemiológico de um serviço de psiquiatria infantil no Recife. Rev. SBPH [online]. 2017, vol.20, n.2, pp. 136-152. ISSN 1516-0858.

O objetivo deste estudo foi caracterizar o perfil epidemiológico das crianças atendidas em um ambulatório de saúde mental de um hospital público de referência em Pernambuco e o acesso às intervenções interdisciplinares durante o tratamento. Foi realizado um estudo descritivo tipo corte transversal, utilizando como estratégia de coleta de dados um questionário que foi respondido pelos responsáveis pelas crianças. Foram acompanhadas vinte crianças no período de agosto a dezembro de 2015. A maioria chegou ao Serviço encaminhada por algum profissional de saúde. Dentre os diagnósticos psiquiátricos encontrados, o transtorno do déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) foi o mais prevalente, seguido dos transtornos do Neurodesenvolvimento e do Espectro Autista. Foi relatada pelos responsáveis uma dificuldade no acesso aos profissionais de outras áreas da saúde no acompanhamento e tratamento dessas crianças, sobrecarregando, desta maneira, a atenção psiquiátrica e os familiares. Conhecer o perfil epidemiológico das crianças com os principais transtornos mentais na infância e a estruturação dos serviços de saúde mental é importante para avaliar a qualidade da assistência prestada, fundamentar ações e programas, além de possibilitar o acompanhamento e avaliação destes serviços.

Keywords : criança; saúde mental; transtornos mentais; psiquiatria infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License