SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Characterization and epidemiological profile of a child psychiatry service in RecifeThe analyst's discourse as a possibility of Psychoanalysis Applied in the hospital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

MESQUITA, Daniele Trindade; PERUCCHI, Juliana  and  MATTOS, Jéssica. Psicologia e trabalho interdisciplinar na Atenção Primária: um relato de experiência. Rev. SBPH [online]. 2017, vol.20, n.2, pp. 153-165. ISSN 1516-0858.

O objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência sobre a atuação de uma residente de psicologia em uma equipe multiprofissional na Atenção Primária à saúde, levantando possibilidades e limitações da prática da Psicologia nesse contexto. O relato das ações desenvolvidas será realizado a partir do arcabouço da etnografia e dos diários de campo. Foram realizadas ações individuais e coletivas com os usuários, como: grupos de educação em saúde, visitas domiciliares, consultas multiprofissionais, elaboração de projetos terapêuticos singulares e atendimento individual. Verificou-se um amplo leque de possibilidades de trabalho para a Psicologia na Atenção Primária, que ultrapassa o modelo tradicional de atendimento clínico, perpassando ações coletivas e individuais, sempre desenvolvidas de forma contextualizada e interdisciplinar.

Keywords : psicologia; atenção primária à saúde; residência multiprofissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License