SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Psicologia e trabalho interdisciplinar na Atenção Primária: um relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

SILVA, Alice Borges Humildes Cruz da. O discurso do analista como possibilidade da Psicanálise Aplicada no hospital. Rev. SBPH [online]. 2017, vol.20, n.2, pp. 166-187. ISSN 1516-0858.

O hospital torna-se propício a um encontro entre o saber médico e o saber psicanalítico. Por um lado, se o discurso médico faz obstáculo à palavra do paciente e à sua singularidade, por outro, é necessário possibilitar um espaço à palavra daquele que sofre. Deve-se levar em consideração as variadas demandas dirigidas ao praticante da psicanálise, sendo necessário um saber sobre o manejo destas, para que o lugar e a função do praticante da psicanálise sejam alcançados. Desse modo, é possível sustentar a presença de um saber outro, diferente do saber médico. Assim, como opera o discurso do analista no hospital? Como se configura a transferência no hospital? O presente trabalho foi organizado em duas partes. A primeira intitulada "Discurso da Instituição: A Ordem Médica", onde se contextualizou o hospital como campo de atuação, privilegiando as peculiaridades do discurso médico. A segunda foi dedicada ao "Discurso do Analista na Instituição", tomando-o como possibilidade de laço e produtor de efeitos no hospital. As considerações finais apontam para a legitimação do hospital como um espaço fértil para a inserção do praticante da psicanálise, ratificando a possibilidade de aplicação do discurso do analista no hospital, sugerindo um modo peculiar de transferência.

Palavras-chave : psicanálise; hospital; transferência; discurso médico; discurso do analista.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License