SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Percepção sobre Formação em Residência na Área da Saúde: Necessidades, Expectativas e Desafios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

COSTA, Lívia Maria Cunha Bueno Villares; CASSEB, Jorge Simão do Rosário; GASCON, Maria Rita Polo  e  FONSECA, Luiz Augusto Marcondes. Características de personalidade e adesão ao tratamento em pacientes jovens portadores de HIV. Rev. SBPH [online]. 2018, vol.21, n.1, pp. 06-35. ISSN 1516-0858.

Introdução: A contaminação por HIV entre jovens está aumentando e adesão ao tratamento antirretroviral tornou-se desafio para saúde pública. Objetivo: Avaliar a relação entre adesão e características de personalidade em pacientes jovens com HIV em dois hospitais. Hipótese: A adesão é influenciada por características de personalidade. Método: Amostra de 63 pacientes, 16 mulheres (25,4%) e 47 homens (74,6 %), idade entre 18 e 32 anos (média 25,6 anos, desvio padrão 3,67) que compareceram aos hospitais durante um ano. Utilizou-se o ASSIST para rastreio de abuso de substâncias químicas e Questionário para Avaliação de Adesão ao Tratamento Antirretroviral. A Bateria Fatorial de Personalidade avaliou as características de personalidade. Resultados: Os fatores Realização, Empenho, Vulnerabilidade e os itens 109 e 112 da BFP mostraram-se preditores independentes para adesão. O paciente que mantém sua carga viral detectável por mais tempo tem menos chances de aderir ao tratamento no futuro. Conclusão: É necessária a inclusão destes preditores na avaliação do paciente, aumentando as chances de adesão adequada. Enfatiza-se a importância do psicólogo na equipe, auxiliando o paciente a desenvolver características de personalidade mais adaptativas.

Palavras-chave : HIV; jovem; adesão; terapêutica; personalidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License