SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Características de personalidade e adesão ao tratamento em pacientes jovens portadores de HIVO impacto do processo de precarização laboral em serviços de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

SOUZA, Elislaine Cristina Pereira de  e  ARAUJO, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de. Percepção sobre Formação em Residência na Área da Saúde: Necessidades, Expectativas e Desafios. Rev. SBPH [online]. 2018, vol.21, n.1, pp. 36-55. ISSN 1516-0858.

No campo da saúde, as pesquisas revelam que a formação em nível de residência envolve múltiplos desafios associados ao processo de ensino-aprendizado e ao treinamento em serviço. Considerando tais pressupostos, realizou-se um estudo descritivo e transversal com o objetivo de descrever e analisar a percepção de residentes no que concerne às suas necessidades, expectativas e dificuldades. Para tanto, reuniu-se uma amostra com 90 participantes (média de idade = 26,11 anos; DP = 3,54) de diferentes categorias profissionais e programas. A coleta foi conduzida por meio de um survey online com os seguintes instrumentos: Questionário Sociodemográfico e Ocupacional; Inventário de Estratégias de Coping; e Inventário de Risco de Sofrimento Patogênico no Trabalho (IRIS). As estratégias de enfrentamento mais apontadas foram: suporte social, reavaliação positiva e resolução de problemas. A percepção de "utilidade", durante o exercício profissional, parece constituir fator de proteção frente aos riscos de adoecimento decorrentes da insuficiência de pessoal, sobrecarga laboral e falta de reconhecimento. As respostas ao IRIS indicaram que as situações de sofrimento tendem a se sobrepor àquelas vinculadas ao prazer. Para subsidiar políticas públicas fundamentadas, sugerem-se mais pesquisas sobre formação e atuação durante a residência, notadamente com instrumentos específicos e metodologias qualitativas diversificadas.

Palavras-chave : formação profissional; residência; enfrentamento; prazer; sofrimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License