SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Perception of Residency Training in Health Area: Needs, Expectations and ChallengesSelf-efficacy, locus of control and adherence to treatment in patients with type 2 diabetes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

GONDIM, Andressa Alencar; PINHEIRO, Joana Angelica Marques; MENDES, Camila Fernandes  and  NEVES, Leticia. O impacto do processo de precarização laboral em serviços de saúde. Rev. SBPH [online]. 2018, vol.21, n.1, pp. 56-73. ISSN 1516-0858.

O estudo evidencia o percurso histórico de transformações do mundo do trabalho, focando a situação de precarização laboral de trabalhadores da saúde ao longo dos anos. Trata-se de uma revisão narrativa com um levantamento bibliográfico aprofundado. Os dados revelam prejuízo aos avanços relacionados aos direitos trabalhistas além da degradação do trabalho em decorrência de ações que ameaçam os direitos do trabalhador, especialmente no campo da saúde, impactando nas conquistas de condições e relações trabalhistas. Há acentuado retrocesso com a atual flexibilização do trabalho, pois esta alcança os direitos trabalhistas, com intensificação da exploração do trabalhador, trazendo prejuízos em várias esferas da vida pessoal.

Keywords : serviços de saúde; saúde do trabalhador; condições de trabalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License