SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Percepção sobre Formação em Residência na Área da Saúde: Necessidades, Expectativas e DesafiosAutoeficácia, lócus de controle e adesão ao tratamento em pacientes com diabetes tipo 2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

GONDIM, Andressa Alencar; PINHEIRO, Joana Angelica Marques; MENDES, Camila Fernandes  e  NEVES, Leticia. O impacto do processo de precarização laboral em serviços de saúde. Rev. SBPH [online]. 2018, vol.21, n.1, pp. 56-73. ISSN 1516-0858.

O estudo evidencia o percurso histórico de transformações do mundo do trabalho, focando a situação de precarização laboral de trabalhadores da saúde ao longo dos anos. Trata-se de uma revisão narrativa com um levantamento bibliográfico aprofundado. Os dados revelam prejuízo aos avanços relacionados aos direitos trabalhistas além da degradação do trabalho em decorrência de ações que ameaçam os direitos do trabalhador, especialmente no campo da saúde, impactando nas conquistas de condições e relações trabalhistas. Há acentuado retrocesso com a atual flexibilização do trabalho, pois esta alcança os direitos trabalhistas, com intensificação da exploração do trabalhador, trazendo prejuízos em várias esferas da vida pessoal.

Palavras-chave : serviços de saúde; saúde do trabalhador; condições de trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License