SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1O impacto do processo de precarização laboral em serviços de saúdeA autonomia do paciente com doença renal crônica: percepções do paciente e da equipe de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

SANTOS, Carla Mayra de Jesus  e  FARO, André. Autoeficácia, lócus de controle e adesão ao tratamento em pacientes com diabetes tipo 2. Rev. SBPH [online]. 2018, vol.21, n.1, pp. 74-91. ISSN 1516-0858.

O presente estudo analisou a influência das variáveis autoeficácia e lócus de controle no tratamento dos pacientes com diabetes. Participaram 55 indivíduos com diabetes tipo 2, acompanhados pelas equipes de Saúde da Família da Atenção Básica, do município de Itabaiana (SE). Eles responderam a questões sociodemográficas, clínicas e a três escalas sobre autocuidado em diabetes, autoeficácia e lócus de controle. Na análise de dados foi feita uma regressão logística para a identificação dos principais preditores da adesão. Dentre os achados, destacou-se o poder preditivo das variáveis autoeficácia e lócus de controle interno diante da adesão ao tratamento dos pacientes com diabetes tipo 2. Ao final, discute-se a importância de serem consideradas as crenças e percepções dos indivíduos em relação aos comportamentos referentes à adaptação e adesão ao tratamento no diabetes.

Palavras-chave : diabetes; autoeficácia; lócus de controle; adesão ao tratamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License