SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Autoeficácia, lócus de controle e adesão ao tratamento em pacientes com diabetes tipo 2Fatores psicossociais associados à doença cardíaca e manejo clínico psicológico: percepção de psicólogos e paciente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

DUARTE, Laís  e  HARTMANN, Silvana Pinto. A autonomia do paciente com doença renal crônica: percepções do paciente e da equipe de saúde. Rev. SBPH [online]. 2018, vol.21, n.1, pp. 92-111. ISSN 1516-0858.

O questionamento a respeito da autonomia do paciente renal crônico no processo de decisão frente ao tratamento e a visão da equipe de saúde sobre este tema motivaram a elaboração deste estudo. Considerando as mudanças percebidas na rotina e na vida destes pacientes devido ao tratamento dialítico, surge a reflexão sobre as possibilidades de escolha e sobre a autonomia do paciente frente a sua condição de saúde. Este estudo objetivou conhecer a autonomia do paciente renal crônico frente ao tratamento dialítico e a percepção da equipe de saúde frente a este processo. O delineamento desta pesquisa é qualitativa, sendo realizada entrevista semiestruturada para 12 pacientes e 3 profissionais da equipe de uma Unidade de Diálise de um Hospital Privado acerca do tema em estudo. Os resultados encontrados sugerem que os pacientes renais crônicos reconhecem que possuem pouca autonomia no processo de adesão de seu tratamento, participando de forma passiva deste, muitas vezes, influenciados pela sugestão da equipe devido ao caráter emergencial de início imediato do tratamento. A equipe, por sua vez, reconhece o direito da autonomia do paciente frente a adesão ao tratamento, porém tem dificuldade em aceitar a não adesão, entendendo como uma questão de negação da doença.

Palavras-chave : paciente renal crônico; tratamento hemodialítico; autonomia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License