SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1A autonomia do paciente com doença renal crônica: percepções do paciente e da equipe de saúdeA atuação do psicólogo hospitalar em Unidades de Terapia Intensiva: a atenção prestada ao paciente, familiares e equipe, uma revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

KNEBEL, Indiara Lucy  e  MARIN, Angela Helena. Fatores psicossociais associados à doença cardíaca e manejo clínico psicológico: percepção de psicólogos e paciente. Rev. SBPH [online]. 2018, vol.21, n.1, pp. 112-131. ISSN 1516-0858.

Esta pesquisa teve como objetivo investigar a percepção de profissionais psicólogos e de pacientes cardiológicos sobre fatores psicossociais associados à doença e possibilidades de manejo clínico psicológico. Trata-se de um estudo qualitativo, com delineamento descritivo-exploratório e transversal. Como instrumentos foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, avaliadas por meio de análise de conteúdo. Os resultados apontaram que psicólogos e pacientes reconheciam os fatores psicossociais como uma das causas das cardiopatias. Também se destacaram as vivências de perdas e a sobrecarga laboral, bem como sintomas de depressão, ansiedade e estresse. Constatou-se, ainda, que o atendimento psicológico, embora considerado importante por ajudar no entendimento dos sentimentos despertados pela doença e para promover uma efetiva mudança nos hábitos de vida, não costuma ser mantido na pós-alta. Em conjunto, os dados contribuíram para ampliar questões teórico-práticas sobre o atendimento à pacientes cardiológicos, possibilitando maior conhecimento sobre a doença e formas de intervenção psicológica.

Palavras-chave : distúrbios cardiovasculares; fatores psicossociais; psicologia; prática clínica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License