SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Fatores psicossociais associados à doença cardíaca e manejo clínico psicológico: percepção de psicólogos e pacienteCuidado de pacientes pediátricos no início da adolescência sob tratamento onco-hematológico no contexto hospitalar: a experiência dos pais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

VIEIRA, André Guirland  e  WAISCHUNNG, Cristiane Dias. A atuação do psicólogo hospitalar em Unidades de Terapia Intensiva: a atenção prestada ao paciente, familiares e equipe, uma revisão da literatura. Rev. SBPH [online]. 2018, vol.21, n.1, pp. 132-153. ISSN 1516-0858.

A Psicologia Hospitalar vem avançando como espaço de trabalho e tema de pesquisas entre os psicólogos. Isto demonstra a ampliação da importância destes profissionais na área hospitalar, destacando seu papel nas equipes multiprofissionais que ali atuam. A Unidade de Terapia Intensiva caracteriza-se como um dos ambientes mais hostis e traumatizantes do hospital, principalmente por se apresentar como um espaço de confronto entre a vida e a morte. A internação em UTI causa um impacto enorme aos adoecidos, seus familiares e às equipes de trabalho, já que a morte é vista como fracasso e tabu, mesmo pelos profissionais de saúde. O presente estudo visa sistematizar a atenção psicológica prestada em UTIs. Para isso foi realizada uma revisão integrativa da literatura com busca de artigos em bases de dados brasileiras, usando como descritores: Unidade de terapia intensiva and família. Foram selecionados 16 artigos. Os resultados apontam que a psicologia hospitalar é importante na UTI para lidar com situações de fim de vida, rituais de despedida, luto antecipatório, elaboração da morte e também que o psicólogo deve organizar seu trabalho em torno da tríade paciente, família e equipe, tornando-se um elo capaz de gerar um fluxo comunicacional entre estas três instâncias.

Palavras-chave : UTI; paciente; família; equipe; psicologia hospitalar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License