SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1A atuação do psicólogo hospitalar em Unidades de Terapia Intensiva: a atenção prestada ao paciente, familiares e equipe, uma revisão da literaturaDesvelando o lugar de acompanhante do paciente em um Centro de Transplante de Medula Óssea índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

SILVA, Leticia Gabriella Nascimento Ribeiro  e  ZIHLMANN, Karina Franco. Cuidado de pacientes pediátricos no início da adolescência sob tratamento onco-hematológico no contexto hospitalar: a experiência dos pais. Rev. SBPH [online]. 2018, vol.21, n.1, pp. 154-169. ISSN 1516-0858.

O objetivo do trabalho foi compreender as vivências subjetivas dos pais de pacientes pediátricos no início da adolescência, durante o tratamento onco-hematológico bem como as demandas no processo de cuidado no contexto hospitalar.Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestruturadas com cinco pais de pacientes com idades entre 11 e 14 anos, internados e em tratamento, realizada em uma unidade de Oncologia Pediátrica de um hospital da Baixada Santista. Os discursos foram categorizados por meio de análise de conteúdo do tipo temática, segundo Bardin (2011). Os pais são alvos de expectativas por parte da equipe de saúde, mas não têm suas próprias necessidades atendidas, especialmente de ordem emocional, pois o cuidado é voltado para o paciente. A experiência dos pais envolve sofrimento, sentimento de impotência e priorização do outro. Por outro lado, os discursos revelaram sentimentos de esperança, superação e dedicação ao filho nesse contexto. Esta complexidade de sentimentos, sinaliza a importância de um trabalho psicológico que permita que os envolvidos possam ser vistos em suas necessidades intrínsecas.

Palavras-chave : oncologia pediátrica; psicologia hospitalar; cuidador; adolescente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License