SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Cuidado de pacientes pediátricos no início da adolescência sob tratamento onco-hematológico no contexto hospitalar: a experiência dos paisComunicação de morte encefálica a familiares: levantamento com profissionais de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

BENAMOR, Larissa Nunes  e  PEREIRA, Daphne Rodrigues. Desvelando o lugar de acompanhante do paciente em um Centro de Transplante de Medula Óssea. Rev. SBPH [online]. 2018, vol.21, n.1, pp. 170-191. ISSN 1516-0858.

Nas instituições de saúde, a prática das equipes geralmente está voltada para o doente, cabendo aos acompanhantes um lugar de menos destaque no âmbito de intervenção. Ainda que os acompanhantes desempenhem um papel fundamental no conforto ao paciente e auxílio nos cuidados diários, eles comumente ficam à margem, dificilmente recebendo assistência e suporte específicos. Dentro deste contexto, o presente trabalho busca analisar os efeitos de acompanhar um paciente do Centro de Transplante de Medula Óssea do INCA (CEMO/ INCA), investigando quais as repercussões promovidas na vida de quem ocupa este lugar. Trata-se de uma pesquisa realizada no período de residência multiprofissional em oncologia e física médica, onde foi realizado um estudo teórico-clínico pautado pela teoria psicanalítica. Para tanto, articula as diversas variáveis envolvidas no processo, como complexidade do procedimento e gravidade das doenças tratadas, com conceitos como inconsciente, finitude e narcisismo. A partir da escuta a esses sujeitos, foram analisados fragmentos clínicos em que se observou o impacto ocasionado por tal experiência naqueles que se dispõem a acompanhar o paciente nessa trajetória.

Palavras-chave : transplante de medula óssea; psicanálise; cuidadores; finitude.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License