SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Desvelando o lugar de acompanhante do paciente em um Centro de Transplante de Medula ÓsseaIdeação suicida em pacientes oncológicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da SBPH

versión impresa ISSN 1516-0858

Resumen

MENESES, Nayanne da Ponte; CASTELLI, Isabela  y  COSTA JUNIOR, Áderson Luiz. Comunicação de morte encefálica a familiares: levantamento com profissionais de saúde. Rev. SBPH [online]. 2018, vol.21, n.1, pp. 192-217. ISSN 1516-0858.

A comunicação da morte encefálica (ME) de um paciente a familiares pode incluir dificuldades de compreensão e ainda está atrelada, muitas vezes, à entrevista para obtenção de consentimento à doação de órgãos e tecidos. Os objetivos deste estudo, de natureza qualitativa, foram: (a) avaliar a percepção de profissionais de saúde frente ao diagnóstico de ME; (b) levantar a situação real de como ocorre a comunicação da ME a familiares de um(a) paciente; e (c) identificar variáveis psicossociais da relação profissional-familiar no momento de comunicação. Vinte profissionais, que já tinham feito comunicações de ME a familiares, de um total de 27 profissionais existentes, responderam a um roteiro semiestruturado de entrevista, de janeiro a junho de 2017. Cinco categorias de conteúdo foram geradas: variáveis para abordagem; trajetória profissional; explicação do protocolo e do diagnóstico de morte encefálica; apresentação; e setting de comunicação. A idade do paciente, o conhecimento dos familiares sobre o estado clínico do paciente, o estado emocional e crenças religiosas foram variáveis referidas como funcionalmente relacionadas à condução da entrevista para obtenção de consentimento à doação de órgãos. Dados obtidos subsidiam a indicação de variáveis que deveriam ser consideradas mais sistematicamente para a comunicação de ME.

Palabras clave : morte encefálica; comunicação de más notícias; protocolo de comunicação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License