SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Comunicação de morte encefálica a familiares: levantamento com profissionais de saúdeA criança gravemente doente fala sobre a morte: um relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

SILVA, Bruna Matias da  e  BENINCA, Ciomara. Ideação suicida em pacientes oncológicos. Rev. SBPH [online]. 2018, vol.21, n.1, pp. 218-231. ISSN 1516-0858.

O câncer gera importante impacto físico e psicológico. Indivíduos com câncer possuem risco de suicídio aumentado quando comparados à população geral. Existem poucos estudos no Brasil que investigaram a ideação suicida em pacientes oncológicos. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo foi verificar a prevalência de ideação suicida em pacientes oncológicos, examinando características sociodemográficas e outras possíveis variáveis correlacionadas, como tempo de diagnóstico, recidiva, etc. Trata-se de estudo transversal, descritivo e comparativo. A amostra foi composta por 32 pacientes em tratamento oncológico, avaliados pelo Questionário de Ideação Suicida (QIS). Os dados foram analisados descritivamente e pela utilização do teste Qui-quadrado. Os resultados indicam que a prevalência de ideação suicida foi de 12,5%, sendo significativa a correlação com as variáveis recidiva do câncer, relato de transtorno psiquiátrico e ideação suicida prévia ao diagnóstico de câncer. Conclui-se que é de fundamental importância que a equipe de saúde leve em conta a saúde mental do paciente e seu histórico psiquiátrico, proporcionando avaliação por profissionais da psicologia e da psicanálise, que são profissionais capacitados a escutar o paciente suicida, assim como o médico psiquiatra, a fim de prevenir e intervir precocemente em situações que envolvam o suicídio.

Palavras-chave : ideação suicida; câncer; paciente oncológico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License