SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Acompanhamento psicoterápico no contexto da hospitalização pediátrica: percepção das mães índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

SILVEIRA, Kelly Ambrósio; LIMA, Vanessa Laquini  e  PAULA, Kely Maria Pereira de. Estresse, dor e enfrentamento em crianças hospitalizadas: análise de relações com o estresse do familiar. Rev. SBPH [online]. 2018, vol.21, n.2, pp. 5-21. ISSN 1516-0858.

A hospitalização infantil provoca experiências intensas na criança e na família, sendo relevante identificar indicadores de estresse e estratégias utilizadas para o enfrentamento de adversidades. Esta pesquisa analisou relações entre o estresse de crianças e de familiares, a dor percebida por elas e seu enfrentamento da hospitalização, além de variáveis pessoais e clínicas. Dados de uma amostra de 31 crianças, entre 8 e 12 anos, hospitalizadas a partir do segundo dia, e seus familiares, foram coletados em dois hospitais públicos infantis da Grande Vitória, ES. Os familiares responderam a um questionário de identificação e ao Inventário de Sintomas de Stress em Adultos. As crianças responderam aos instrumentos: Escala de Faces da Dor, Escala de Stress Infantil e Avaliação do Enfrentamento da Hospitalização. Cerca de 60% dos familiares e 33% das crianças apresentaram estresse. Não houve correlação significativa entre estresse dos familiares e estresse, dor percebida e comportamentos de enfrentamento mal-adaptativos nas crianças. São necessários mais estudos que abordem outras variáveis relacionadas ao estresse causado pela hospitalização a partir de diferentes recursos avaliativos.

Palavras-chave : hospitalização infantil; estresse; dor; enfrentamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License