SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Stress, pain, and coping in hospitalized children: relations with family stressDepression and quality of life in children and teenagers diagnosed with chronic kidney disease in hemodialysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

TEIXEIRA, Renata de Sá  and  HEMESATH, Tatiana Prade. Acompanhamento psicoterápico no contexto da hospitalização pediátrica: percepção das mães. Rev. SBPH [online]. 2018, vol.21, n.2, pp. 22-43. ISSN 1516-0858.

A doença e a hospitalização infantil acarretam um impacto emocional para familiares e, principalmente, para mães que usualmente são as principais acompanhantes durante a hospitalização. O objetivo do estudo foi avaliar a percepção de mães de crianças, internadas em centro terciário de saúde, sobre o acompanhamento psicoterápico que receberam nesta fase. Uma entrevista foi utilizada para a coleta dos dados e a análise de conteúdo foi realizada para a categorização dos resultados. Estes evidenciaram que o tratamento psicoterápico possibilita que as mães se apropriem das limitações impostas pelo diagnóstico e prognóstico da criança, facilitando a reorganização de mecanismos defensivos frente às demandas hospitalares. As participantes também perceberam que a psicoterapia auxiliou no reconhecimento do sofrimento decorrente da experiência, oportunizando o aprimoramento de recursos psíquicos adequados para lidar com a mesma.

Keywords : psicoterapia; hospitalização; pediatria.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License