SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Estresse, dor e enfrentamento em crianças hospitalizadas: análise de relações com o estresse do familiarDepressão e qualidade de vida em crianças e adolescentes diagnosticados com doença renal crônica em hemodiálise índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da SBPH

versión impresa ISSN 1516-0858

Resumen

TEIXEIRA, Renata de Sá  y  HEMESATH, Tatiana Prade. Acompanhamento psicoterápico no contexto da hospitalização pediátrica: percepção das mães. Rev. SBPH [online]. 2018, vol.21, n.2, pp. 22-43. ISSN 1516-0858.

A doença e a hospitalização infantil acarretam um impacto emocional para familiares e, principalmente, para mães que usualmente são as principais acompanhantes durante a hospitalização. O objetivo do estudo foi avaliar a percepção de mães de crianças, internadas em centro terciário de saúde, sobre o acompanhamento psicoterápico que receberam nesta fase. Uma entrevista foi utilizada para a coleta dos dados e a análise de conteúdo foi realizada para a categorização dos resultados. Estes evidenciaram que o tratamento psicoterápico possibilita que as mães se apropriem das limitações impostas pelo diagnóstico e prognóstico da criança, facilitando a reorganização de mecanismos defensivos frente às demandas hospitalares. As participantes também perceberam que a psicoterapia auxiliou no reconhecimento do sofrimento decorrente da experiência, oportunizando o aprimoramento de recursos psíquicos adequados para lidar com a mesma.

Palabras clave : psicoterapia; hospitalização; pediatria.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License