SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Psychotherapeutic follow-up in the context of pediatric hospitalization: mothers' perceptionMeanings and feelings attributed by resident physicians in communication of patient’s terminal phase author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

FERNANDES, Juliana Ramalho; FERREIRA, Juliana Laís Pinto; PEDROSA JUNIOR, Celestino Maciel  and  BARBOSA, Leopoldo Nelson Fernandes. Depressão e qualidade de vida em crianças e adolescentes diagnosticados com doença renal crônica em hemodiálise. Rev. SBPH [online]. 2018, vol.21, n.2, pp. 44-60. ISSN 1516-0858.

O estudo objetivou caracterizar o perfil sociodemográfico e avaliar as repercussões psicossociais da doença renal crônica (DRC) através dos índices de depressão infantil e de percepção de qualidade de vida (QV) dos pacientes em tratamento hemodialítico e a percepção paterna relativa aos seus filhos. Foi realizado um estudo descritivo do tipo corte transversal utilizando como instrumentos: PedsQLInventoryTM - Versão 4.0, Inventário de Depressão Infantil (CDI) e formulário de pesquisa a fim de avaliar dados sociodemográficos e clínicos. Participaram do estudo 13 pacientes com idades entre 9 e 14 anos e 13 cuidadores entre 29 e 59 anos de idade. Dentre os scores de percepção dos pacientes acerca da QV relacionada à saúde (QVRS), a média total (dimensão física e psicossocial) foi igual a 68.5±16.2. Na percepção paterna acerca dos filhos, a média de QVRS total foi igual a 63.6±22.2. Entre a população pediátrica, 3 (23,1%) apresentavam sintomatologia depressiva de acordo com o CDI. Diante da escassez de pesquisas acerca da temática, é necessário que novos estudos e dentre eles, estudos qualitativos, sejam feitos com o objetivo de avaliar a repercussão da patologia na dinâmica do sujeito e da família como forma de prevenção e tratamento.

Keywords : qualidade de vida; transtorno depressivo; criança; adolescente; diálise renal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License