SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Acompanhamento psicoterápico no contexto da hospitalização pediátrica: percepção das mãesSignificados e sentimentos atribuídos por médicos residentes na comunicação da fase terminal ao paciente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

FERNANDES, Juliana Ramalho; FERREIRA, Juliana Laís Pinto; PEDROSA JUNIOR, Celestino Maciel  e  BARBOSA, Leopoldo Nelson Fernandes. Depressão e qualidade de vida em crianças e adolescentes diagnosticados com doença renal crônica em hemodiálise. Rev. SBPH [online]. 2018, vol.21, n.2, pp. 44-60. ISSN 1516-0858.

O estudo objetivou caracterizar o perfil sociodemográfico e avaliar as repercussões psicossociais da doença renal crônica (DRC) através dos índices de depressão infantil e de percepção de qualidade de vida (QV) dos pacientes em tratamento hemodialítico e a percepção paterna relativa aos seus filhos. Foi realizado um estudo descritivo do tipo corte transversal utilizando como instrumentos: PedsQLInventoryTM - Versão 4.0, Inventário de Depressão Infantil (CDI) e formulário de pesquisa a fim de avaliar dados sociodemográficos e clínicos. Participaram do estudo 13 pacientes com idades entre 9 e 14 anos e 13 cuidadores entre 29 e 59 anos de idade. Dentre os scores de percepção dos pacientes acerca da QV relacionada à saúde (QVRS), a média total (dimensão física e psicossocial) foi igual a 68.5±16.2. Na percepção paterna acerca dos filhos, a média de QVRS total foi igual a 63.6±22.2. Entre a população pediátrica, 3 (23,1%) apresentavam sintomatologia depressiva de acordo com o CDI. Diante da escassez de pesquisas acerca da temática, é necessário que novos estudos e dentre eles, estudos qualitativos, sejam feitos com o objetivo de avaliar a repercussão da patologia na dinâmica do sujeito e da família como forma de prevenção e tratamento.

Palavras-chave : qualidade de vida; transtorno depressivo; criança; adolescente; diálise renal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License