SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Depressão e qualidade de vida em crianças e adolescentes diagnosticados com doença renal crônica em hemodiáliseAtitudes de profissionais da Oncologia diante da morte: revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

ARRUDA, Lícia Soares Pereira de  e  CALHAO, Ana Rafaela Pecora. Significados e sentimentos atribuídos por médicos residentes na comunicação da fase terminal ao paciente. Rev. SBPH [online]. 2018, vol.21, n.2, pp. 61-83. ISSN 1516-0858.

Esta pesquisa surgiu do interesse pelo tema da terminalidade e da comunicação do diagnóstico de cuidados paliativos por uma equipe médica. Os objetivos do estudo respeitaram compreender os significados atribuídos e sentimentos experienciados pelos médicos residentes, quando da comunicação de fase final da vida ao paciente. A coleta de dados foi realizada através de entrevista, com duas questões norteadoras, em acordo com o referencial teórico da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP). As entrevistas foram transcritas, organizadas em um corpus, processadas pelo programa IRAMUTEQ e analisadas sob a luz do referencial teórico da ACP, o que resultou em quatro Classes de Análise. Os participantes compartilharam seus dilemas pessoais e profissionais e apontaram que a relação entre a medicina e a psicologia é positiva, considerando que a presença do psicólogo no momento da comunicação, como vem sendo realizada no Hospital de Ensino, é eficaz e, por isso, deve ser incentivada e continuada. Apesar das dificuldades sentidas, conduzem suas práticas mediante um olhar para além do conhecimento técnico-científico adquirido, explicitando empatia, sensibilidade e o desejo de que o cuidado aos pacientes seja cada vez mais humanizado.

Palavras-chave : comunicação ao paciente; sentimentos; dificuldades enfrentadas; fase terminal; abordagem centrada na pessoa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License