SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Significados e sentimentos atribuídos por médicos residentes na comunicação da fase terminal ao pacienteImplicações psicossociais relacionadas à assistência à gestante com câncer: percepções da equipe de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

AFONSO, Luciana Araújo; CARVALHO, Laís Lage de  e  GRINCENKOV, Fabiane Rossi dos Santos. Atitudes de profissionais da Oncologia diante da morte: revisão sistemática. Rev. SBPH [online]. 2018, vol.21, n.2, pp. 84-99. ISSN 1516-0858.

A pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura a fim de identificar atitudes negativas e dificuldades na atuação de profissionais de saúde da oncologia diante da morte e/ou do processo de morrer de pacientes. Busca realizada nas bases de dados Scielo, Web of Science, PubMed e Biblioteca Virtual de Saúde. Foram selecionados 24 artigos, analisados por meio de estatística descritiva e Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Como resultados, destaca-se que 20,83% das pesquisas foram realizadas nos EUA. Brasil aparece na quarta posição, representando 8,33%. Ficou evidenciada a dificuldade de comunicação, entre os próprios profissionais, entre estes e pacientes e, entre esses e familiares, representando 45,83% da amostra, bem como o adoecimento profissional (25%) e a necessidade de preparo teórico/prático (41,66%). Assim, apesar dos estudos apontarem que é possível identificar a existência de atitudes negativas e dificuldades na atuação em profissionais de saúde da oncologia diante da morte e/ou do processo de morrer de pacientes, pesquisas futuras e discussões sobre a temática são indicadas com intuito de implantar medidas de cuidado aos profissionais, bem como preparação teórico/prática de profissionais da oncologia, evitando o adoecimento da equipe.

Palavras-chave : atitude do pessoal de saúde; morte; pacientes; neoplasias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License